NOTÍCIAS


A arquearia surgiu no primórdio de diversas civilizações sendo o arco uma ferramenta de caça e uma eficaz arma de guerra. Sua vantagem óbvia é o fato de atingir seu alvo a distância, evitando assim riscos para o caçador/combatente. com a criação e popularização das armas de fogo os arcos caíram em desuso para ambas as práticas, ficando quase restrito ao uso na prática esportiva.
É importante saber que dentre a enorme variedade de arcos existentes, não há um definitivamente melhor ou pior, cada um foi desenvolvido para uma função especifica. Assim como os arcos mongóis eram usados para serem utilizados durante a cavalgada, o arco inglês feito para alcançar grandes distâncias em batalhas campais, o arco indigena brasileiro feito para alcance curto e potente dentro da floresta e etc.


Claro que a tecnologia atual aperfeiçoou e muito a prática da confecção de arcos, entretanto por causa de seu preço ou ainda pelo apreço pela técnica artesanal, não são poucos os arqueiros que preferem construir seus próprios arcos. Particularmente eu acredito ser importante a capacidade de se criar e manter uma ferramenta tão versátil, uma vez que é possivel que em situações de emergência seja necessário o uso de uma arma de ataque a distância ou uma ferramenta de caça segura na falta de outras opções melhores.

Um arco pode ser feito em uma única peça (de madeira, osso, fibra, pvc, etc), utilizar roldanas e polias (sendo chamado então de arco composto) ou a partir de várias peças (podendo ser cada peça de um tipo diferente) permitindo que o arco seja desmontado. Neste ultimo caso, a parte central do arco (onde o arqueiro irá segurá-lo) chama-se riser. As duas peças das extremidades (onde estará presa a corda) são chamadas de lâminas e, Por fim, temos a corda (que pode ser feita também de diversos materiais como o nylon ou fio de sapateiro). Há várias outras peças em um arco, mas essas são as partes essenciais. Em outros posts eu descreverei outros acessórios para arcos.

Veja abaixo 3 passo-a-passos para a construção de um arco utilizando como material principal canos de pvc. Não testei ainda esse tipo de fabricação, mas pretendo testar nas próximas semanas (junto com outros métodos de fabricação de arcos que vou comentar em posts futuros). Seja como for é bom lembrar que o arco não deve ser guardado encordado, ou seja, com a corda atada a ele, pois isso diminui a vida útil do arco.

1# Arco recurvo em uma peça


Acho que o vídeo é extremamente auto-explicativo. Caso tenham dúvidas perguntem nos comentários mais abaixo que terei prazer em explicar melhor.

2# Arco recurvo com riser metálico


Similar ao modelo acima, mas fabricado em 3 peças sendo o riser metálico. Para este arco você vai precisar de um tubo metálico de 50 cm (uma polegada de diâmetro), um tubo de pvc de 120 cm (meia polegada de diâmetro), uma corda de 150 cm (podendo ser nylon trançado de 2mm ou corda de sapateiro que é resistente e mantem o trançado por causa de seu enceramento) e um punho de bicicleta (de espuma ou borracha, embora eu prefira sempre borracha).

Pegue o tubo metálico e meça a partir de qualquer uma de suas pontas 25cm e marque este ponto (pode riscar ou pintar com pincel atômico). A partir do ponto marcado meça mais 19cm e marque novamente, sobrará 6 cm de tubo. Observe que o punho da bicicleta será encaixado no fim desses 25 cm, antes da janela.
A parte com 19 cm deve ser amassada para fazer a janela do riser. se for usar um martelo tente deixa-la uniforme e amasse a partir do centro deste pedaço, pois assim mantem-se as caracteristicas mecânicas do riser.

Faça furos para parafusos (e buchas se for o caso) a umas 3 polegadas de cada extremidade (dá uns 7 cm. se tiver feito a janela grande o suficiente para deixar apenas 6 cm na extremidade menor então faça os buracos a uns 5 cm das pontas). Se quiser fazer buracos para itens futuros na janela (mira, clicker, etc) a hora é agora (embora você possa fazer isso depois também, o que eu recomendo, caso não conheça ainda esses opcionais).

Por fim faça um laço curto em cada ponta da corda e faça furos no pvc há 1 polegada de cada ponta (2,5cm) perfurando completamente o cano de um lado ao outro. uma das pontas será encaixada no tubo metálico, a outra será atada a corda. Com as peças de pvc encaixadas no tubo metálico parafuse (naqueles dois primeiros buracos que vc fez na peça metálica) e pode prender a corda as extremidades das lâminas (os tubos de pvc). Eu recomendo que você passe o laço todo por dentro do buracoe então enlace o tubo por fora (ou seja, passe o laço a partir do buraco da frente para a parte de trás do arco). faça isso nas duas extremidades. Está pronto seu arco.

3# Arco recurvo com riser de madeira


Este é o arco da imagem deste artigo (clique na imagem lá no início se quiser vê-la ampliada) e segue os passos do arco anterior, mas ao invés de um riser metálico você terá de faze-lo (ou mandar faze-lo) em uma peça de madeira, podendo encaixar as lâminas no riser ou parafusá-las a frente dele, permitindo que o arco seja desmontado caso seja necessário. Particularmente é meu modelo favorite dentre os 3 modos de fabricação apresentados aqui (e ainda prefiro parafusá-lo do que encaixa-lo).


Você precisará de uma peça de madeira de 50cm x 4cm x 4cm. está deve ser marcada a 25cm (no meio) e após essa marca meça mais 10cm e marque novamente. Esta será a janela do riser.  contando novamente na marca celtral (25cm), retroceda um pouco (1cm aproximadamente) e lembre de talhar este trecho da forma que achar melhor pois será onde sua mão segurará o riser e seria muito desconfortável segurar uma peça totalmente quadrada né? pois bem, a janela deve ter pouco menos de 2cm de profundidade, para não afetar a resistência do riser. Feitas as marcas você pode cortar e lixar a peça até ficar satisfeito.


Agora nas extremidades do riser você terá que furar  debastar a madeira para encaixar o cano. faça um X marcando  de aresta a aresta (diagonais) para achar o centro. a partir dali fure um buraco de uns 7cm aproximadamente e debaste a madeira para ficar com um diametro mínimo para se encaixar os canos. arredonde as bordas desse buraco para evitar danificar as laminas de pvc.

Caso pretenda parafusar por fora, ignore o passo anterior. Você pode encaixar um cano menor por dentro do tubo (ou um maior por fora, tanto faz) para aumentar a resistencia das lâminas e aumentar MUITO a força do arco. As marcas para parafusar o cano podem ser feitas a partir de 1 e 2 polegadas a partir da extremidade das lâminas. Serão dois parafusos em cada lâmina, para prende-las de forma resistente ao riser.



Para mais informações sobre arquearia artesanal visite a comunidade do orkut Arquearia artesanal (clicando AQUI). está sendo minha principal fonte de conteúdo sobre o assunto, além de alguns sites gringos pela net.

Veja em posts futuros como escolher ou preparar uma corda, outros materiais para fabricação de arcos recurvos, como fabricar flechas e descubra o que é o paradoxo do arqueiro!

93 comentários:

leo 21 de maio de 2011 20:53

Os arcos de PVC são muito bons. São excelentes para quem está começando no esporte.Arcos feitos de PVC podem puxar até 60LBS e tem um alcance de 30m ou mais.
Para fazer arcos de PVC use canos AQUATERM(Canos de PVC brancos para água quente). Os canos AGUATERM são melhores que os canos de pvc marrons(Canos de PVC para água fria)pois são mais resistentes e não possuem efeito memória.
Para tornar os arcos de PVC mais fortes e mais resistentes vc pode colocar vareta de fibra de vidro ou varetas de bambu no interior dos canso de PVC.

Roberto 17 de junho de 2011 17:25

Onde eu posso comprar essa vareta de fibra de vidro?

Mandrake 18 de junho de 2011 17:30

de fato, informação importante sobre o tipo de cano, agradecendo de novo Léo!

Roberto, não tenho certeza, mas você pode encontrar essa informação na comunidade de arquearia que citei no post, ou esperar o próximo post de arquearia, sobre a confecção de flechas.

Anônimo 26 de julho de 2011 16:08

Boa tarde.

Arco recurvo em uma peça. Arco de 60lb o que é isso?

Não entendi a project list. Poderia explicar melhor?
Quando ele ta montando ele coloca um cano dentro do outro?
Para que serve o produto que ele passa no cano no começo do video?
Não entendo quais são as medidas? do cano todo, das pontas...
Como ele prende a corda no cano? e que corda é aquela preta?

Mandrake 2 de agosto de 2011 15:55

Olá e desculpe pela demora para responder. vamos as suas dúvidas:

as medidas estão em padrão americano então quando aparece (') é pés de comprimento, e quando aparece (") é polegadas de comprimento, lembrando que a polegada vale 2,54 cm e o pé vale 30,48 cm. o schl é schedule, um tipo de medida para canos que junto com a fração (que é uma medida chamada tamanho nominal do cano) dizem a espessura da parede do cano. é um pouco complicado mas você pode procurar nas lojas usando essa medida mesmo (schedule e fração) que eles te entregam certo.

as medidas ficam:

1- 1 cano de pvc de 1,5m com 2,9mm de espessura;
2- 1 cano de pvc de 1,5m com 2,8mm de espessura;
3- 1 vara de fibra de vidro de 1,35m com 1,7cm de espes.;
4- fita adesiva e fita isolante;
5- isolamento para cano (para o punho)*
6- 1 polegada de cano pvc para montar a montagem de equipamentos (na minha opinião pode ignorar isso. o criador desse arco hoje em dia nem cita mais isso na fabricação desse arco).
7- 140cm de corda para arco (lojas especializadas ou aguarde meu post sobre como fabricar corda para arco).

então, coloca sim um cano dentro do outro para dar resistencia ao arco e no fim coloca a vareta de fibra de vidro enrolada em fita adesiva e fita isolante.

o produto que ele passa no cano é (provavelmente) silicone ou algum outro lubrificante, para facilitar o processo de colocar um cano dentro do outro.

a corda é presa com uma espécie de laço nas pontas da corda que são atadas nas pontas do arco. sim o arco tem aquele buraco aberto, pois quando guardar o arco vc deve sempre retirar a corda para não desgastar o arco.

mais dúvidas só postar aqui que eu respondo!

Mandrake 2 de agosto de 2011 15:58

60lb são 60 libras, se refere ao peso da puxada do arco, consequentemente da potencia da flecha (me corrijam se eu estiver errado por favor).

1 libra equivale a 0,45kg então 60 libras equivale a 27,22kg.

Anônimo 9 de agosto de 2011 18:54

vara de fibra de vidro de 1,35m com 1,7cm ela e oca ??

pq ela é 30cm maior que o cano de pvc ??


vlw

Anônimo 10 de agosto de 2011 01:13

Saudações a todos... Inspirado nesse projeto montei um arco simples apartir de um pedaço de madeira de 50cm, 2 pedaços de pvc para agua fria de 60cm, 4 parafusos, uma velha rede de dormir camuflada que usei para revestir os canos, uma camara de ar de bicicleta que cortei em tiras para dar acabamento a empunhadura e de corda usei um cadarço de coturno. Ficou otimo para brincar.
Valeu!!!

Mandrake 11 de agosto de 2011 17:46

meus posts sumiram e eu sou o dono dessa bagaça... rsrsrs

os canos são de 1,5m a vara de 1,35m, logo ela é menor e não, ela não é oca.

-><-

se puder postar aqui depois links desse arco seria interessante ver como ficou (ou quem sabe um vídeo?).

Anônimo 11 de agosto de 2011 21:58

Ok, vou procurar postar o quanto antes o link!

Anônimo 31 de agosto de 2011 22:37

q linha usas?

Mandrake 1 de setembro de 2011 18:24

você pode comprar linhas profissionais (usado nos vídeos) ou trançar linha de sapateiro (não é o ideal, mas dá um resultado bom).

Anônimo 4 de setembro de 2011 15:01

como fabricar as flechas?

Mandrake 5 de setembro de 2011 11:50

para flechas, eu recomendo dar uma olhada na comunidade do orkut que eu citei no fim do post.

meu conselho é que você compre sua primeira(s) flecha(s), porque elas são difíceis de fabricar (embora com o tempo se pegue o jeito).

Anônimo 9 de setembro de 2011 10:29

Olá Mandrake, então comprei todos os materiais(os canos), gastei 75,00 so de canos aquaterm, mais saiu o arco.
agora quero uma dica de qual corda comprar para utilizar, comprei aquelas de nylon de cortador de grama mas ela sede e também nao encontrei a vareta de fibra de vidro.
meu pai tem uma madeireira mais tarde pretendo fazer um de madeira, mas para começar optei pelo pvc.

Mandrake 9 de setembro de 2011 22:30

Se você puder, compre uma corda de arco em uma loja esportiva. caso pretenda deixa-lo todo artesanal você pode comprar corda/fio de sapateiro e trança-lo. em ambos os lados do fio (já trançado) você fará um laço, pois quando guargar seu arco você deverá guardá-lo sem a corda para não desgastar. qualquer dúvida pode me consultar por aqui.

Anônimo 14 de setembro de 2011 08:16
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo 14 de setembro de 2011 08:19

com cano de pvc de agua fria o arco tambem fica bom?

Mandrake 14 de setembro de 2011 12:57

a indicação do tipo de cano se refere a resistência e a memória plástica dele, ou seja, se ele vai ficar "envergado" ou não. o resultado deve ser levemene inferior e ele terá um pouco menos de força, mas você pode faze-lo com outros canos de pvc sem mais problemas.

Anônimo 23 de outubro de 2011 09:16

cara a corda do arco seria feita do que ?

Mandrake 23 de outubro de 2011 19:44

já respondido acima: compre em lojas esportivas (minha opinião) ou se preferir trance fios usados por sapateiros.

Anônimo 14 de dezembro de 2011 08:55

mandrake, ensina ae como se faz as flexas

Anônimo 16 de dezembro de 2011 11:25

mandrake, eu comprei um metro de cano pvc soldavel, marron, ele e bem resisrtente mais eu estou tendo um pouco de dificuldade com o rinser, q e de madeira, sera q tem risco de quebrar as laminas quando eu parafusar?

Mandrake 19 de dezembro de 2011 04:36

Cara não é querendo ser pessimista mas acho que ele vai quebrar sim. Se não for quando parafusar será depois com a tensão da corda.

Como você já comprou o cano, tente assim mesmo e depois diga aqui os resultados, assim você ajuda quem mais estiver na mesma situação.

Mandrake 19 de dezembro de 2011 04:37

Quanto as flechas olhe o artigo http://kawanamu.blogspot.com/2011/12/flecha-artesanal.html

Anônimo 2 de janeiro de 2012 23:22

amigo, bom adorei seu site/blog enfim nao sei ao certo qual a diferença,mas falando a respeit do arco tenho uma duvida,como o video explica em ingles, nao entendi o porque dakele ou cano dentro do arco, agradesso se me esclarecer essa duvida obrigado

Mandrake 3 de janeiro de 2012 18:23

A idéia é não deixar espaço vazio na parte interna do arco. é colocado um cano dentro do outro e por fim uma vareta sólida de fibra de vidro, não deixando nenhum espaço dentro.

estou falando com base nos meus comentários anteriores aqui no post, vou rever o vídeo e se estiver errado o que disse venho aqui me retificar.

Anônimo 12 de janeiro de 2012 10:07

Mandrake vou fazer o 1º arco do tutorial com as medidas que você colocou no post
"1- 1 cano de pvc de 1,5m com 2,9mm de espessura;
2- 1 cano de pvc de 1,5m com 2,8mm de espessura;
3- 1 vara de fibra de vidro de 1,35m com 1,7cm de espes.;"

Gostaria de saber qual o comprimento da flecha que vai para esses arcos pois vou fazer as flechas baseado neste arco que você postou ou flechas tem tamanho padrão?

Mandrake 12 de janeiro de 2012 17:28

Estique seus dois braços para frente e, com eles esticados, toque a ponta de seus dedos (formando um triângulo com seus braços e seu peito). essa é a medida de uma flecha ideal para você.

Entretanto, como o arco não tem uma medida personalizada para você, provavelmente o tamanho ideal será algo um pouco menor, você terá que testar o tamanho para ver o que fica mais confortável.

William 13 de janeiro de 2012 13:41

Hmm entendi, e decha eu te perguntar se eu nãoa char essa barra de fibra de vidro, oque eu posso colocar dentro pra dar sustentação ou só os dois PVC aguenta? seria pra usar para brincadeiras esses arcos, nao para uso profissional oque voce aconselha?

Mandrake 13 de janeiro de 2012 16:09

William, você pode comprar uma vara de madeira de tamanho apropriado e que seja de uma madeira macia. Dependendo de como for usado o arco, os dois pvcs aguentam sim, mas sua vida útil acaba sendo um pouco mais curta e imprevisível. A maioria das pessoas que tive contato que fizeram esse arco fizeram com ele oco mesmo.

Mandrake 13 de janeiro de 2012 16:13

outra opção é colocar uma ou mais varetas menores enroladas em fita adesiva ou usar varas de bambu.

Anônimo 14 de janeiro de 2012 02:53

mandrake eu consegui completar o arco e gostaria de saber se posso mandar um video de como ficou e tbm o passo a passo de construir de uma forma ke galera entenda...

Mandrake 14 de janeiro de 2012 18:59

Você pode mandar o video para o youtube e se tiver ficado bom eu coloco aqui no post sem problemas. Adoraria ver este vídeo.

Anônimo 24 de janeiro de 2012 20:53

olá queria saber se vc so faz arcos de cano pvc ou faz de madeira se souber vc poderia me ensinar todos os que eu faço quebra eu acho que e a madeira que não e boa tem algum tipo de madeira especifica, mais facil de achar

Mandrake 25 de janeiro de 2012 13:58

Tem que ser uma madeira macia para ela aguentar a pressão. você faz o arco todo em uma peça só ou você faz o riser e as lâminas? se for o segundo caso, o que é que quebra: o riser ou as lâminas?

Anônimo 26 de janeiro de 2012 16:27

amigo, todas as varas que eu acho no mercado livre e em outros lugares tem tamanho inferiores a 1,35m se vc souber de algum lugar que vende de tamanhos maiores, ficaria grato se me avizasse

Anônimo 26 de janeiro de 2012 17:08

cara não to conseguindo colocar um cano dentro do outro alguma sugestao??

Mandrake 27 de janeiro de 2012 15:34

lubrifique os canos. eu uso silicone, mas pode ser óleo mesmo.

Mandrake 27 de janeiro de 2012 15:35

quanto as varas, neste caso é improvavel já achar do jeito que você quer, o ideal é mandar fazer (cortar).

Anônimo 31 de janeiro de 2012 21:36

boa noite ha todos , meu nome é Ademilson sou de Juara MT e to tentando esse projeto de 60lb de pvc , só que aqui em Juara não se acha esses canos na medida , e etam eu estou tentando com cano marrom mesmo só que eu fiz umas modificassões no meu projeto eu to usano um cano de 30mm e o segundo de 25mm com fita crepe para ele entrar justo no 30mm , e um de 20mm com fita crepe tambem para entrar firme no de 25mm , alguem temtou assim ou parecido ???


antes que eu me esquessa ta meio dificio arumar as flechas alguma dica ???? obrigado desde ja eu entro to dia no cite pra ver as noticias !!!

William 10 de fevereiro de 2012 09:13

Mandrake eu aqui na minah região e dificil encontrar essas varas de Fibra de vidro, fica apergunta eu posso comprar a fibra de vidro liquida e prenfer por dentro do PVC? e esperar endurecer?

Mandrake 10 de fevereiro de 2012 19:10

Você pode testar, eu não tenho certeza. se fizer depois comente aqui para ajudar outras pessoas que estiverem com a mesma duvida, ok?

Ever 11 de fevereiro de 2012 23:24

Gostaria de saber se alguem tem alguma idéia ou dica para fazer um estabilizador para esse Arco de PVC, pois ele tem muito impacto sobre o Arco ao atirar com a Felcha...

Obrigado

(sim fiz o arco e está muiitooo bommmm Obrigadooo)

Artur 12 de fevereiro de 2012 12:40

Boa tarde gostaria de saber se o cano que vai dentro do outro tem que ser contado, pois parece que ele comenta isso no vídeo.

junior" 13 de fevereiro de 2012 19:50

ola
eu quero fazer um arco de uma unica peça mas eu quero saber se eu deixar sem a vareta no centro o quanto a vida e a potencia do meu arco vai diminuir e se eu trocar porras de cono marrom mais finas? sera que funciona?

junior" 13 de fevereiro de 2012 19:51

ops barras de cano marrom

Mandrake 13 de fevereiro de 2012 21:36

Artur eu não entendi muito bem sua pergunta.

Junior eu não cheguei a fazer ele oco, mas teve algumas pessoas que fizeram, vamos ver se elas poderão comentar sobre isso.

Ever li algo a respeito na comunidade de arquearia artesanal no falecido orkut, vou lá ver se acho e posto em breve por aqui se achar.

Junior'' 16 de fevereiro de 2012 10:29

ok

Anônimo 17 de fevereiro de 2012 19:02

qual o melhor maneira de se fazer as flechas?

Khadú Morais 23 de março de 2012 10:07

Olá amigos. Há algum tempo acompanho o blog, e decidi fazer o arco do tutorial. Enquanto fabricava fiz um TUTORIAL da minha fabricação e terei muito prazer em divulgar! Se o moderador quiser colocar em seu site está autorizado é só deixar o e-mail aqui que enviarei. Abraços. KhadúMorais

Mandrake 24 de março de 2012 03:58

bom, pode enviar para 777mandrake@gmail.com ou upar no youtube e mandar o link por aqui. toda participação aqui é bem vinda!

Khadú Morais 27 de março de 2012 19:08

Olá Mandrake! Prazer em "teclar" com você. Venho acompanhando o blog já há um bom tempo e realmente são informações muito preciosas essas aqui disponíveis, tenho acompanhado que cada vez mais as pessoas querem construir, realizar... e as vezes falta um pouco de criatividade para usar o que já tem! Vou lhe enviar...espero que ajude os amigos!KhadúMorais

Celso 21 de abril de 2012 08:36

Se eu substituir a vara de fibra de vidro por vara de fibra de carbono fikaria mais forte ow mais fraco? e outra...onde posso encontrar essas varas (No bom sentido)Obrigado!

Luiz 3 de maio de 2012 10:43

Eu não achei essas medidas de cano!
2,9mm e 2,8mm são as espessuras das paredes dos canos?
Se for assim, por favor, você poderia me passar a marca dos canos e a medida do diâmetro em polegadas, que é como eles procuram o material nas lojas?
Muito obrigado!

Anônimo 3 de junho de 2012 16:03

Hey amigo, sera que vc poderia postar como fazer uma besta ( balestra)? Agradeço desde já

Mandrake 3 de junho de 2012 18:36

Cara, a menos que o khadu faça um tutorial em breve, vai demorar bastante pra sair... tem muito post em prioridade antes de eu escrever um sobre besta...

Anônimo 3 de junho de 2012 18:55

hm Valeu mesmo assim, mas fica ai a ideia...

Mandrake 4 de junho de 2012 00:49

o post sobre besta está estacionado nos posts rascunhos desde 09/11/11 deve demorar um pouco mais pra sair, mas um dia sai! rsrs

Anônimo 14 de julho de 2012 16:37

Mandrake eu poderia usar um cadarço de coturno para fazer a corda do meu arco!!

Anônimo 14 de julho de 2012 16:55

?

Marcelino Batista 16 de julho de 2012 21:35

ola moçada da arqueria to tambem nessa , adoro arco e frecha tambem to fazendo arco de pvc to usando estes pvcs de agua quente ta ficando irado muito potente to dando forma de arco mongol com soprador quente ta ficando lindo . as frechas e facil de se fazer veja no yuotube la da muitas dicas ou vc vai numa marcenaria e pede pros cara te tirar as tiras de madeira ai vc arredonda com uma faca ou caco de vidro fica muito legal .. abraçuuu

William 18 de julho de 2012 21:25

Tipo, aqui na minah cidade não existe variacao de canos com 1mm então to pensando em fazer com um cano só, porém to pensando em fazer com um novoc ano da amanco um verde chama cano PPR que é BEEEM mais resistente do que o Aqua term, e por dentro to pensando em revestir TUDO com silicone, sera q fica boom?

Mandrake 27 de julho de 2012 13:23

você pode inclusive moldar o cano com calor, tenho um amigo que fez isso com um desses canos mais grossos e resistentes sem colocar outro cano dentro.

Anônimo 3 de agosto de 2012 19:36

Então, você esta dando o tamanho e espessura do cano, mas qual o diametro interno e externo dele?

Mandrake 4 de agosto de 2012 02:13

vou verificar e em breve te respondo.

Everton 7 de agosto de 2012 23:27

boas ... Mandrake sabe dizer se os tubos PPR's servem pra fazer os arcos ?

Mandrake 9 de agosto de 2012 15:11

Não sei te responder Everton.

Anônimo 13 de agosto de 2012 20:07

precisa da parte do meio de ferro ou n? e qual a distancia atinida?

Mandrake o Profeta do Kaos 13 de agosto de 2012 21:58

perceba que são 3 modelos de arco citados acima. no segundo que é um arco com o riser metálico, sim o riser tem que ser metálico...

Jorge Thello 4 de setembro de 2012 14:45

Olá!
muito bom este ensino. Gostaria de saber qual tipo de flecha melhor
obter para este arco, se de carbono, madeira, enfim. outra curiosidade...qual seria o alcance eficaz das flechas lançadas por este tipo de arco. grato!

Anônimo 15 de setembro de 2012 11:59

Pra que a fibra de vidro

Anônimo 15 de setembro de 2012 12:01

Onde coloca a fibra de vidro

Anônimo 26 de outubro de 2012 12:24

EI Mandrake pode me ajudar ae, tipo assim depois que o arco estiver pronto
na hora de colocar a vareta dentro tem q passar as fitas ate encher todo o espaço do cano?

Hugo Morseli 17 de novembro de 2012 14:49

Qual a distância entre a corda e o arco? uns 20 cm talvez?
obrigado.

Manuella 14 de dezembro de 2012 21:09

Olá gostaria de saber se as varas de fibras de vidro podem ser de vara de pescar já que não são tão espessas e não são cilindrincas perfeitas em toda sua dimensão. Obrigada

Anônimo 24 de fevereiro de 2013 23:05

boas caro amigos fiz arcos de pvc ficaram muito bons para brincar e com certa potência aconselho a qualquer um....um abraço

Anônimo 24 de fevereiro de 2013 23:11

boas as flechas de madeira são fáceis de fazer cotar madeira numa serra de bancada em quadrado e depois tornear arredondar no lugar das penas pus papel e dá bons resultados no alvo esta para mim foi uma boa experiência e descoberta porque sou um aficionado por esta modalidade desportiva...abraço amigos boas eperiências

Anderson Badejo 11 de março de 2013 20:39

Boa noite galera , a dica que eu deixo para a haste de fibra q vai no centro dos canos é :
Antena de rede de volei !!!
Ficou show no meu arco , e a potência , nem se fala !!!

GpN 11 de abril de 2013 12:53

tudo pela metade aquele primeiro video

Anônimo 25 de maio de 2013 11:33

Qual é mais potente e mais resistente o 1# ou o 2#?

Anônimo 25 de maio de 2013 22:19

Mandrake, como saber qual a medida ideal de um arco e flecha para mim, não entendi isto....Eu tbm queria saber...tem um lugar que conheço onde fica uma aldeia indígena eles vendem arco e flecha seria um bom negócio, as de tamanho médio variam de o até 70 reais e são boas....vale a pena comprar?E talvez valeria mais a pena do que está dos vídeos?Se não fica caro comprar tudo que tá nos vídeos?Na vdd nem é o preço é que não quero comprar as coisas e acabar não conseguindo fazer arco nenhum....

Mandrake o Profeta do Kaos 26 de maio de 2013 16:15

No futuro pretendo fazer um post comparando vários arcos. mas por ora, os arcos indígenas mudam muito dependendo de quem faz, pois podem ser ornamentais ou práticos, e os práticos tem potência de média para baixo, pois não faz sentido flechas potentes dentro da floresta, ela não precisa e não vai ter um grande alcance por causa das árvores. junta uma graninha e dá uma olhada nos arcos da www.rdarqueria.com.br

Mandrake o Profeta do Kaos 26 de maio de 2013 23:38

não sai caro não os materiais dos vídeos e quanto ao tamanho do arco, não sei preocupe muito com isso de início. mesmo tendo uma relação do tamanho do arco com você, arcos menores ou um pouco maiores que o ideal só vão fazer uma grande diferença quando você for um arqueiro bem experiente e quando chegar nesse ponto, você saberá a relação do tamanho do arco para você.

Anônimo 15 de agosto de 2013 19:40

Um cano deve estar totalmente dentro do outro ou nao?

Mandrake o Profeta do Kaos 16 de agosto de 2013 14:03

No arco em uma peça sim.

marcelo filho brandão 29 de agosto de 2013 13:28

Bom ja comstrui arco de tudo ja to expert uma dica para fazer uma flexa pegue im galio fino e macio tire a casca e esquente ele no fogo depois corte ele na medida coloque o galho apoiado no peito e estique os bracos emcostando uma mao na outra faça im corte na ponta do galho e coloque a lamina de uma faca de um jeito de fixar a faca na flexa e pronto

Wender Daniel 11 de setembro de 2013 13:02

Mandrake, eu queria saber onde que vende corda para o arco.. Sera que na agrossólo vende? Vlw desde ja

Mandrake o Profeta do Kaos 14 de setembro de 2013 11:10

cordas específicas pra arco você acha na internet em sites especializados em arquearia, caso queira fazer a corda, procure por corda de poliester trançada e fio de poliestes encerado (pergunte a um sapateiro e ele lhe dirá onde em sua cidade você acha esse fio).

Anônimo 25 de outubro de 2013 17:18

mande um molde pra min ?

Mandrake o Profeta do Kaos 25 de outubro de 2013 21:38

você acha o desenho do riser em outro tópico na sessão faça você mesmo.

Anônimo 3 de fevereiro de 2014 19:58

mas mata pássaros ?

Anônimo 6 de abril de 2014 09:55

oi do que da para fazer as hastes do terceiro arco

Postar um comentário