Construindo um Arco Recurvo

Dando sequência ao artigo Como fazer um arco de 60 libras onde ensinei como construir três modelos simples e poderosos de arcos, aprenda agora a construir um arco recurvo artesanal profissional (digo profissional pois a qualidade deste arco é incrível). Este arco é dividido em 3 partes principais: O riser (ou empunhadura), as lâminas e a corda. Este modelo de arco é desmontável, podendo ser guardado de forma a ocupar menos espaço. Veja a seguir instruções para montá-lo.




Madeira para o Riser

Há vários tipos possíveis de madeira para a confecção do riser, entretanto como a facilidade para achar cada tipo de madeira varia de região para região, recomendo que se use madeiras mais duras e menos macias, pegue como exemplo ipê, jacarandá, cerejeira (indo do mais maleável ao mais resistente).

Material das Lâminas

As lâminas podem ser feitas de madeira, marfim, metal, fibra de vidro, dentre outros. neste artigo estou supondo que as lâminas são de peças de aço (podendo ser molas de fusca ou kombi, baratas e fáceis de achar). Para saber como usar outros materiais visite a comunidade do orkut Arquearia Artesanal.

Corda do arco

Ainda recomendo que a corda seja comprada em uma loja especializada, mas caso queira fabricá-la consulte a comunidade citada acima ou aguarde por um artigo aqui no Sobrevivendo sobre a fabricação de cordas para arcos.

Como montar o Arco

Abaixo segue um diagrama de construção do arco, assim como um desenho para download de um modelo de riser e vídeos do processo de construção deste arco. Note que as medidas variam de arqueiro para arqueiro, o modelo apresentado aqui serve para arqueiros de aproximadamente 1,70m de altura.

Imagem do arqueiro Pitbull

Desenhos do riser: Merv.in

Comentários